Saiba os benefícios da Odontologia Humanizada

A atenção durante o atendimento é um dos pontos que os pacientes mais sentem falta nas clínicas. Consultas rápidas, impessoais e com pouca conversa são queixas recorrentes na área de saúde. Como consequência, pessoas saem insatisfeitas, e o dentista perde a confiança do novo cliente.

O conceito de Odontologia humanizada chega para interromper esse ciclo, ao oferecer uma atenção plena ao paciente, com foco na pessoa, e não na doença. É uma forma de atendimento mais dedicada a ouvir as queixas do cliente e a acolhê-lo na clínica.

Saiba, neste artigo, o que é Odontologia humanizada e como tornar o atendimento mais pessoal.

O que é Odontologia humanizada

O paciente está com muita dor de dente? É função do dentista descobrir se há cáries, se há lesões na polpa do dente e se é preciso fazer um tratamento de canal. Ele quer um sorriso mais bonito? O dentista vai avaliar a aplicação de lentes de contato, a possibilidade de um clareamento dental ou a necessidade de um tratamento ortodôntico.

Essa é a maior missão no trabalho de um dentista: oferecer a solução de um problema para o seu paciente. No entanto, a forma como ele e sua equipe abordam essas questões faz toda a diferença. 

Uma abordagem muito comum na odontologia é tratar o seu paciente como um problema a ser resolvido. Um bom dentista que tenha essa abordagem vai descobrir qual é a demanda do paciente, entender quais são as melhores opções de tratamento, aplicar esse tratamento e liberá-lo, para poder atender o próximo.

Tudo isso acontece de uma forma quase mecânica, na qual o dentista aplica seus conhecimentos de odontologia para oferecer a melhor solução para o problema do paciente.

E esse não é um mau tratamento! Pelo contrário: é uma forma eficiente de resolver as necessidades do paciente. Mas ele acaba não sendo suficiente para garantir a fidelização no seu consultório de odontologia. Você sabe por quê?

A resposta é simples e está no título deste artigo: com essa abordagem, o paciente não é tratado como um ser humano, e sim como “algo” que está ali para ser resolvido!

Motivos para ter uma clínica humanizada

Confiança e fidelização são os resultados da Odontologia humanizada. Ao fazer um atendimento atencioso e sem pressa, o paciente se sente confortável e seguro de que buscou o profissional certo.

Em um mercado altamente concorrido, ditado por faturamento, boa parte dos dentistas pensa em atender o maior número de pacientes, mas o segredo do sucesso pode estar na direção contrária: com menor volume de consultas, mas com casos qualificados, que exigem um atendimento personalizado e cuidadoso.

Com um acolhimento mais humanizado, e menos automático, a fidelização dos clientes será um acontecimento natural. Valorize quem preferiu sua clínica e demonstre que a escolha não poderia ter sido melhor.

Busque sempre pela satisfação do paciente com o resultado do serviço, ofereça uma agenda flexível e faça com que a clínica tenha menos “cara de hospital” – para ajudar a reduzir a tensão da pré-consulta.

Gostou das dicas? Você pode gerir melhor seu tempo e se organizar com nossa agenda feita especialmente para você! Faça o teste grátis e experimente.