Saiba como executar o atendimento preferencial na sua clínica odontológica

O atendimento preferencial é uma regra bastante difundida nos locais onde se presta atendimento ao público. Na clínica ou no consultório médico, isso não deve ser negligenciado. Trata-se, afinal, de um direito das pessoas beneficiadas pela prioridade, bem como de um dever de todo cidadão de respeitar as preferências.

O que é o atendimento preferencial?

O atendimento preferencial é a prioridade concedida a um determinado perfil no momento da consulta, onde a pessoa terá o direito à redução no tempo de espera em relação aquelas que apresentarem uma condição melhor, não só pela idade, mas também pelo estado de saúde.

Como diz a lei 10.048/2000, as pessoas para qual o atendimento é obrigatório são:

– Gestantes e lactantes;

 – Pessoas com idade equivalente ou acima de 60 anos;

– Mães com crianças no colo;

– Crianças com até cinco anos;

– Pessoas com deficiência;

– Obesos;

As pessoas com deficiência visual, auditiva, mental ou física precisam de atendimento prioritário, em alguns casos, de adaptação técnica de espaços ou locomoção.

Portanto, cabe ressaltar que o atendimento preferencial só ocorre em casos de urgências e emergências. Caso o paciente seja prejudicado, ele poderá recorrer à operadora do plano de saúde associado, a Agência Nacional de Saúde (ANS) ou procurar o PROCON.

Como implementar o atendimento preferencial na clínica?

Existem duas questões diferentes na organização do atendimento preferencial: o comparecimento de pacientes sem hora marcada, para pronto atendimento e os atendimentos com hora marcada. Para o pronto atendimento, a clínica deve criar duas filas de atendimento diferentes, fornecendo senhas distintas para os pacientes prioritários.

No caso da organização do atendimento preferencial com hora marcada, o controle é mais fácil. As consultas com horários muito próximos devem ser evitadas para facilitar o atendimento da recepção e reduzir atrasos.

Além disso, mesmo quem lida com pacientes de perfil predominantemente preferencial pode criar escalas de prioridade não previstas em lei. Para isso, o setor responsável por organizar a agenda pode fazer perguntas para aumentar a prioridade no atendimento.

Facilite o gerenciamento de sua clínica. Experimente Grátis o sistema completo da Life Dental, não perca!